top of page

Bem-Vindo

Espaço de cura e reconexão para quem se perdeu de si ao longo do caminho.

Terapias Integrativas e reflexões para mulheres, profissionais e idosos que buscam leveza, sentido e equilibrio emocional.

Buscar

Ansiedade: Entenda, Enfrente e Supere!

  • Foto do escritor: Ana Paula Costa
    Ana Paula Costa
  • 14 de mai.
  • 5 min de leitura

ree

Todos nós ao longo de nossa vida já tivemos um sentimento de medo intenso, um sentimento de apreensão diante das dificuldades, ou até mesmo uma sensação de desconforto diante de alguma situação desconhecida ou estranha, que pode se apresentar para nós como uma ameaça. E é perfeitamente normal nos sentirmos assim de vez em quando, durante toda nossa vida. Entretanto, quando esses quadros de ansiedade interferem negativamente em nossa normalidade de viver, podemos dizer que ansiedade tornou-se patológica e requer cuidados.


Mas, afinal o que é a ansiedade?

É um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. O termo possui diversas definições, podendo ser encarada como uma angústia, perturbação de espírito, medo eminente, sensação de estar em perigo e outros sinônimos. Tecnicamente, podemos entender a ansiedade como um fenômeno que pode tornar-se patológico, ou seja, prejudicial ao funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

ree

A ansiedade está relacionada ao funcionamento do organismo e às experiências de vida. Pode-se sofrer com uma ansiedade constante sem nenhuma razão, ou pode apresentar os sintomas às vezes, mas de forma tão intensa que se sentirá imobilizado. A ansiedade pode estar presente em diversos momentos da vida, como: novo emprego, encontro com uma pessoa especial, apresentação de um projeto, entre outros, quando a ansiedade se apresenta sem nenhum motivo aparente e paralisa o individuo é momento de prestar atenção.


Quais os sinais e sintomas da ansiedade?


Sintomas físicos

- Palpitações ou aceleração dos batimentos cardíacos

- Respiração ofegante ou sensação de falta de ar

- Tensão muscular e dores no corpo

- Sudorese excessiva

- Tremores ou agitação

- Problemas gastrointestinais, como náuseas ou dor de barriga


Sintomas emocionais e cognitivos

- Preocupação excessiva e dificuldade de controlar pensamentos ansiosos

- Medo intenso e sensação de perigo iminente

- Irritabilidade e inquietação

- Dificuldade de concentração e lapsos de memória

- Insônia ou sono agitado


Quando a ansiedade passa a interferir no dia a dia, afetando relações, trabalho ou qualidade de vida, pode ser um sinal de que é hora de buscar ajuda.


Principais transtornos de ansiedade:

Os transtornos de ansiedade caracterizam-se por desencadear sintomas mais intensos do que aqueles apresentados durante crises de ansiedade normais que ocorrem na nossa vida. De acordo com a Organização Pan Americana da Saúde, os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% (18.657.943) das pessoas que vivem no Brasil. Abaixo vamos conhecer alguns deles:


Transtorno de Ansiedade Generalizada:

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é a combinação da preocupação excessiva com estresse contínuo. Ocorre quando a ansiedade passa a interferir na rotina.


Síndrome do Pânico:

É um transtorno de ansiedade. Nesse caso, a pessoa acredita que está prestes a morrer e perdendo o controle de tudo. A sensação física pode ser descrita como um ataque do coração, mesmo que não haja evidência de algum perigo.


Fobia social:

A fobia ou ansiedade social é um dos tipos mais comuns e acontece sempre quando a pessoa está em público.


Transtorno Obsessivo-Compulsivo:

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio psiquiátrico caracterizado por movimentos repetitivos e comportamentos compulsivos.


Transtorno de Estresse Pós-Traumático:

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é causado por um trauma ou acontecimento terrível.


Fobias Específicas:

Ansiedade extrema diante de objetos ou situações específicas, como altura, espaços fechados, animais ou voar de avião.



ree

Tratamento dos transtornos de ansiedade:

Os transtornos de ansiedade são tratados de diferentes maneiras, no geral incluem uso de medicamentos e psicoterapia. Os medicamentos devem ser tomados conforme a prescrição medica. É de suma importância deixar claro a unicidade de cada paciente, devido a sua complexidade enquanto individuo, por isso cada caso é distinto do outro, sendo assim, as doses e o tipo de medicamento indicado para um paciente não necessariamente serão os mesmos indicados para outro. No que diz respeito à psicoterapia, ela poderá ser realizada com um psicólogo, psicanalista ou um médico psiquiatra.


05 passos que podem controlar a ansiedade:

Como vimos acima, ficar ansioso é uma reação normal do ser humano, então não há nada de errado em ter expectativas diante algumas situações na vida: como viagens, encontro com amigos, emprego novo, etc., entretanto, quando esse quadro compromete a qualidade de vida, impedindo o individuo de se concentrar em suas atividades, é momento de prestar uma atenção especial no caso. Vamos deixar abaixo cinco dicas básicas de como controlar esses sintomas.


1 - Afaste sua atenção dos sintomas:

Quem sofre com as crises de ansiedade pode sentir diferentes sintomas como suor, boca seca, palpitação, falta de ar e respiração mais acelerada. Algumas pessoas sentem ainda tremores e dor no peito. Então, quando estiver com esses sintomas, beba um pouco de água, procure ir para um espaço calmo e silencioso e tente não se concentrar nessas manifestações do organismo. Reflita sobre tudo de bom que a vida oferece, e, se tiver algum amigo ou familiar por perto, chame-o e inicie um diálogo sobre outros assuntos e, assim, distrair sua mente.


2 - Mantenha o controle sobre o ritmo da sua respiração:

No momento da crise nossa respiração fica descompassada, então, vá para um ambiente tranquilo e inspire pelo nariz lentamente, expirando o ar pela boca, verifique o movimento do peito e da barriga durante o processo, continue até sentir que seus músculos estão mais relaxados, principalmente na região da nuca, ombros e maxilares, que ficam contraídos sem a gente perceber. Controlar a respiração é uma ótima forma de enviar mais oxigênio para o cérebro, reduzindo o estresse da situação e também diminuindo a sensação de falta de ar, que pode causar mais angústia.


3 - Busque modos de relaxamento e distração:

Deite em seu quarto, com a luz apagada, coloque uma música tranquila. Pense apenas em descanso, inclua em seu cotidiano aulas de yoga ou momentos para meditar também são recomendados, assista a uma série ou filme, faça uma lista de produtos para comprar no supermercado, concentre-se em uma música cantando a melodia.


4 - Faça terapias integrativas:

A terapia floral entra exatamente nessas práticas integrativas, que entende que o ser humano tem muitas dimensões, como a corporal, emocional, mental, social e espiritual. A terapia floral utiliza uma variedade de flores com diferentes vibrações energéticas, que se relaciona com os diferentes chacras do corpo humano. Dessa forma, quando se faz o uso do floral, a energia daquela flor age sobre um determinado problema emocional, restabelecendo o equilíbrio das emoções. Portanto, a terapia floral pode desempenhar um papel significativo em quadros de ansiedade, combatendo medos, inseguranças, traumas, angústia e sentimentos negativos como pessimismo.


5 - Pratique alguma atividade física:

Inclua em sua rotina alguns exercícios físicos, uma caminhada ao ar livre, dança, uma hora de esteira, e quem sabe até musculação. Uma hora já é suficiente para fazer o organismo liberar endorfina, hormônio que vai deixar você mais disposto e proporcionar bem-estar, e também serotonina, trazendo uma sensação de relaxamento.


Em suma, saúde mental é um estado de bem-estar que nos permite aproveitar todo nosso potencial, lidar com as dificuldades da vida, trabalhar produtivamente e contribuir para a sociedade. Pode ocorrer desse estado oscilar a depender das situações com as quais nos deparamos, e é compreensível. Como vimos acima, a ansiedade é uma reação normal, mas quando ela nos paralisa a vida pode ser um sinal de alerta do nosso corpo para darmos uma atenção especial a nossa saúde mental. Se sua ansiedade lhe consome momentos agradáveis em seus relacionamentos, estudos e emprego, rouba seu sono e energia, é momento de consultar um profissional.


Que esse conteúdo te auxilie a gerenciar uma situação difícil com mais equilíbrio e sem comprometer a sua saúde mental.


Até mais!

 
 
 

Comentários


bottom of page